terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Relato sobre arbitrariedade de órgãos oficiais contra os animais vítimas da tragédia

Amigos e Amigas,
Ontem ficamos sabendo que a Secretária Estadual de Educação teria visitado o CIEP Candido Portinari, em Itaipava, onde estão alojados provisoriamente, na cobertura, 10/12 cães resgatados no Vale do Cuiabá e teria exigido que os mesmos fossem imediatamente retirados dali, sem indicar nenhuma alternativa.
São animais comunitários ou cujos donos morreram ou encontram-se desaparecidos.
Mais uma vez, nesta catástrofe única, vemos o Poder Público exigir de protetores e ONG's, soluções milagrosas e imediatas sem que façam qualquer coisa para ajudar.
NADA para atender os animais veio da Prefeitura, do Estado ou do Governo Federal.
Não há local para recebê-los, não veio ração, não vieram remédios ou veterinários.
Tudo foi fruto do esforço gigantesco de protetores individuais e ONG's que trabalham em base voluntária.
Os animais estão sendo cuidados e não há qualquer risco de saúde pública, pois estão recebendo acompanhamento veterinário diário.
Trata-se apenas de mais uma demonstração de intolerância dentro do princípio que apenas os humanos merecem ser ajudados e todas as demais espécies negligenciadas.
Soma-se a isto a postura de alguns religiosos, que também querem que os animais que acompanham suas famílias nos abrigos sejam dali retirados, em nome dos cuidados com os seres humanos.
Ontem tivemos uma reunião com ONG's e protetores e decidimos resistir a estas medidas violentas.
Estamos dispostos a defender o direito dos animais e vamos buscar apoio nos órgãos da Just~iça para fazer valer a Constituição Federal, que garante aos animais a tutela estatal e a Lei Estadual nº 4.808, que do mesmo modo os protege.
De todo modo, estamos empenhados em buscar uma alternativa negociada para transferí-los para outro alojamento adequado, enquanto trabalhamos o preparo e a adoção, mas não aceitaremos que sejam despejados ou novamente abandonados.
Aproveitamos para agradecer o empenho do Geógrafo Ricardo Ganem, do IEF/RJ em interagir com os protetores.
Saudações,

Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Coordenador de Atividades
GAPA-MA
www.gapaitaipava.org.br

Um comentário:

Luciliana Miranda disse...

Rogo para que isso não seja verdade. É incoerência demais imaginar que um Orgão que trata justamente de EDUCAÇÃO!!? possa ser tão desumano. Vou tentar dormir, estou exausta, tomei muita chuva agora a tarde carregando donativos para enviar aos animais e humanos. É isso, amanhã/hoje, qdo acordar vou ler que esse relato foi um engano. A Secretaria de Educação não seria tão desumana a esse ponto.