sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dermatologia Veterinária

O animal de estimação hoje é considerado por muitos como um membro da família, e nesse convívio tão próximo entre as brincadeiras com as crianças, os passeios com o dono e horas de aconchego no sofá da sala, fica fácil observar qualquer desconforto que eles estejam sofrendo. Então notamos que a queixa mais freqüente dos proprietários zelosos é a coceira ou “prurido” que é o termo técnico.
Por que os animais se coçam?
Uma infinidade de motivos pode levar ao prurido, e às lesões de pele que podem ou não ser acompanhadas de coceira. Quando acometidos por doenças como a escabiose (sarna que pode passar para o humano), a Piodermite, a Seborréia, a Malassézia (fungo comum aos cães) a DAP (dermatite alérgica à pulga), hipersensibilidade alimentar, Atopia (alergia a substâncias que estão no ambiente) os animais se coçam muito, chegando muitas vezes a fazer ferimentos na pele devido ao atrito, agravando ainda mais o quadro. Outras doenças como a Demodicose (sarna típica dos cães), a Dermatofitose (tipo de micose que provoca coceira no gato e no cão não), Esporotricose (tipo de fungo transmissível ao ser humano), Criptococose (Tipo de fungo) causam lesão cutânea, muitas vezes até provocam dor, mas em geral não coçam, a menos que estejam acompanhadas de infecção secundária.
A pele á o maior órgão do corpo, é o que o protege do ambiente externo, mas é também sensível a esse ambiente e até mesmo ao próprio organismo (doenças por falhas imunológicas). Os transtornos que acometem a pele são muitas vezes visíveis ao olho nu e causam mal estar ao animal, pois coçar o dia todo é realmente estressante!!!
Na dermatologia veterinária o mais difícil é o diagnóstico, que tem que ser feito por profissional dedicado ao tema, que não é nada simples, pois as lesões de pele se assemelham enormemente e o simples olhar dificilmente tem condição de diagnosticar. São necessários exames complementares que podem em grande parte ser realizados pelo próprio veterinário dermatologista em sua clínica com o auxílio de alguns corantes e um microscópio.
Cuidar bem do animal de estimação e de sua saúde é o mesmo que cuidar de sua família!

Nenhum comentário: