Cavalos são animais extremamente inteligentes. São chamados golfinhos da terra, afetivos e surpreendentes, tem índole e orgulho próprios, cada indivíduo tem o seu comportamneto particular, dentro das características principais da espécie. São perceptivos quanto às intenções das criaturas à sua volta, tem que ser pois na natureza são prezas de diversos predadores. Por isso aprendem a nos interpretar, mas cabe ao humano um pequeno esforço em tentar entendê-los também, e agir de forma que a natureza desse animal não seja ofendida.
Já ouvi muito o termo "quebrar a alma" referindo-se a tornar o cavalo manso, dócil, obediente. Não é um bom termo, pois quem somos nós para tal façanha? Não duvido da capacidade humana em atingir esse objetivo, mas o que questiono é o direito que temos de quebrar a alma de qualquer ser.
Cavalos nasceram para a liberdade, para correr grandes distâncias, para comer e andar durante horas seguidas. São fortes, e o homem aprendeu a usá-los para montaria, trabalho, esporte e lazer. Não sou contra termos esses animais em nosso convívio e aproveitarmos suas habilidades em nosso favor, mas não podemos esquecer do bem-estar deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário